• Home
  • /
  • Parceria
  • /
  • Pets
  • /
  • Mamãe
  • /
  • Autorais
  • /
  • Resenhas
  • /
  • Poesias
  • /
  • MA na Mídia
  • Você já ouviu falar em toxoplasmose?

    Conheça mitos e verdades sobre esta zoonose e saiba mais sobre a relação entre a doença e a saúde dos bebês



    A toxoplasmose, considerada também uma zoonose por ser transmitida do animal para o homem, é uma doença causada por parasita e preocupa muitas pessoas, principalmente os futuros pais, porque pode trazer graves consequências à saúde do bebê. Os riscos incluem malformação do cérebro, coração e músculos. E, talvez nem todos saibam, mas se a mãe tiver contato com o parasita até oito semanas antes da concepção, já está no grupo de risco.

    O que poucos sabem também é que o gato não é o único transmissor da doença“Existe uma enorme preocupação sobre o contato de grávidas com gatos, justamente por conta do perigo da contaminação do feto. Mas, com cuidados especiais, é possível a convivência do animal com a gestante, até o nascimento do bebê”, afirma Karina Gabarra, membro da COMAC (Comissão de Animais de Companhia) do SINDAN e especialista em Produtos da UCBVET“Não recolher as fezes do gato sem luvas, não alimentá-lo com carne crua (também transmissora da doença), evitar passeios, a não ser ao veterinário e evitar que o animal tenha contato com o lixo são algumas das maneiras de deixar a toxoplasmose longe de casa”, completa.

    Ingestão de carnes cruas ou malcozidas (principalmente de porco e carneiro) e verduras e frutas mal lavadas são também responsáveis por transmitir a toxoplasmose. Por isso, é importante lavar bem utensílios de cozinha e os alimentos. A toxoplasmose raramente infecta cães, não é transmitida de humano para humano e os sintomas podem passar despercebidos e ser confundidos com uma gripe, dor de cabeça, fadiga e dor de garganta. Os bebês que nascem com a doença geralmente não apresentam sinais no início da vida, mas podem apresentar os primeiros sintomas na puberdade.

    A boa notícia é que não é necessário que o pet fique longe de sua dona neste momento tão especial. É sabido que cada vez mais famílias decidem ter um gatinho em casa e que eles podem sim ser carinhosos – apesar de algumas pessoas não concordarem – são brincalhões e também muito companheiros. Segundo dados do IBGE, a população de gatos em lares brasileiros foi estimada em 22,1 milhões, isso representa uma média aproximada de 1,9 gatos por família e a estimativa mostra que este número vem crescendo mais rápido que o crescimento da população de cães.

    A relação entre crianças e pets é muito benéfica para todos os envolvidos e o quanto antes o vínculo entre eles for formado, melhor será o relacionamento familiar já que #TerPetFazBem, muito bem.


    Esse texto é uma contribuição do #TerPetFazBem conheça as redes sociais Facebook e Instagram.


    7 comentários :

    1. Ótimo post Jaque, com certeza temos que divulgar pois muitas pessoas não sabem ao certo e acham que só os gatos transmitem

      Bjs Mi Gobbato

      ResponderExcluir
    2. É muito importante saber que essa doença não é culpa dos gatinhos. Parabéns pelo post!

      Beijos
      www.agorasomospais.com.br

      ResponderExcluir
    3. Realmente é preciso divulgar essas informações. Gatos são ótimos animais para conviver com crianças. Várias amigas têm gatos e filhos e a convivência é excelente

      ResponderExcluir
    4. A gente ouve tanta coisa! Adorei o post com todas as informações

      ResponderExcluir
    5. Muito legal o post e esclarecedor. Eu sempre tive gatos e sabia que eles poderiam estar junto de mim enquanto grávida. Mas muita gente tem essa dúvida.
      beijos
      Chris

      ResponderExcluir
    6. Quando engravidei eu relembrei dessa doença que aprendi na escola... sinceramente nem sabia que ainda existia, mas fiquei muito atenta durante a gestação

      ResponderExcluir
    7. Já ouvi sim e essa é uma das principais preocupações das médicas na hora de fazer o pre natal. Mas não vejo perigo se todos os cuidados forem seguidos.

      http://www.arianebaldassin.com

      ResponderExcluir

     
    © Blog Mães Apaixonadas- 2017. Todos os direitos reservados. Criado por: MK Designer e Layouts. Tecnologia do Blogger. imagem-logo