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  • Dieta Paleolítica - Como emagrecer com a dieta paleo

    Dieta Paleolítica - Como emagrecer com a dieta paleo

     Hoje vou falar sobre a Dieta Paleolítica e vou explicar o método, como funciona e todas as vantagens de ter uma alimentação saudável.


    O que é a Dieta Paleolítica?



    A dieta paleolítica é um estilo de alimentação que se baseia na alimentação do homem de 15-10 mil anos atrás (período pré-agricultura).

    Ou seja, você pode comer basicamente o que o homem era capaz de caçar ou coletar nessa época (carnes, frutos do mar, frutas e verduras, nozes e sementes, túberculos).

    O argumento para isso vem da biologia evolutiva. Robb Wolf, um dos maiores nomes do movimento paleo, faz uma boa comparação: se você pegar um campo de futebol de 100 metros de comprimento, 99,5 metros é equivalente ao tempo que o ser humano passou se alimentando como caçador-coletor.

    Enquanto 0,5 metro equivale ao tempo que vivemos depois da introdução da agricultura.

    Ou seja, o corpo humano está muito bem adaptado à alimentação do paleolítico, mas ele não teve tempo ainda para se adaptar à revolução da agricultura, que é muito recente ainda em termos evolutivos.
    A agricultura pode ter mudado nossa dieta e estilo de vida, mas ainda não mudou nossa genética.

    Assim, em vez de nos alimentarmos de carnes, frutas e verduras, acabamos nos acostumando com grãos (massas, pães, arroz e feijão etc.), e todo tipo de comida industrializada (frituras, açúcar refinado e óleos poliinsaturados).
    A dieta paleolítica propõe uma volta às origens. Ela se vale dos princípios da biologia evolutiva para procurar responder à pergunta: qual é a dieta mais saudável possível para os seres humanos com os alimentos que temos disponíveis hoje?

    E por mais polêmica que seja e por mais críticas que ela receba, a dieta paleolítica funciona e as pessoas emagrecem (e se mantêm magras, o que é mais importante) com ela.

    A Dieta Paleolítica ajuda a emagrecer?


    dieta paleo emagrece? Sim, ela pode levar a redução do peso, pois promove a redução do consumo de carboidratos, ou seja é uma dieta considerada low carb.

    Os carboidratos como pães, massas e arroz são digeridos no estômago rapidamente elevando os níveis de glicose na corrente sanguínea e a glicose em excesso pode ser metabolizada e transformada em gordura, levando ao acúmulo no tecido adiposo. Estes carboidratos refinados são excluídos desta dieta, contribuindo assim com o emagrecimento.

    Além disso, a dieta paleolítica prevê a eliminação do consumo de alimentos industrializados em geral, com glúten ou lactose, uma vez que o consumo destes alimentos atualmente pode estar associado ao ganho de peso, aparecimento de inflamações, distúrbios endócrinos e metabólicos.


    Evite estes alimentos e ingredientes:

    >> Açúcar e xarope de milho de alta frutose: refrigerantes, sucos de frutas, açúcar de mesa, doces, doces, sorvete e muitos outros.
    >> Grãos: Inclui pães e massas, trigo, espelta, centeio, cevada, entre outros.
    >> Legumes: feijão, lentilhas e leguminosas.
    >> Laticínios: Evite a maioria dos produtos lácteos, especialmente de baixo teor de gordura (algumas versões do paleo incluem gordura completa como manteiga e queijo).
    >> Óleos vegetais: óleo de soja, óleo de girassol, óleo de semente de algodão, óleo de milho, óleo de semente de uva, óleo de cártamo e outros.
    >> Gorduras trans: encontrado em margarina e vários alimentos processados. Geralmente referidos como óleos “hidrogenados” ou “parcialmente hidrogenados”.
    >> Adoçantes Artificiais: Aspartame, Sucralose, Ciclamatos, Sacarina, entre outros.
    >> Alimentos altamente processados: Tudo rotulado como “dieta” ou “baixo teor de gordura” ou tem muitos ingredientes estranhos. Inclui substituição de refeição artificial.
    Uma diretriz simples: Se parece que foi feito em uma fábrica, não coma!


    Alimentos que pode comer na dieta paleolítica




    Os alimentos permitidos na dieta paleolítica são baseados alimentos reais, não processados.
    >> Carnes: Carne, cordeiro, frango, peru, carne de porco e outros.
    >> Peixes e frutos do mar: salmão, truta, arinca, camarão, marisco, etc.
    >> Ovos.
    >> Legumes: brócolis, couve, pimentão, cebola, cenoura, tomate, etc.
    >> Frutas: Maçãs, bananas, laranjas, peras, abacates, morangos e muito mais.
    >> Nozes e Sementes: Amêndoas, nozes, sementes de girassol, sementes de abóbora e muito mais.
    >> Gorduras e óleos saudáveis: Banha, óleo de coco, azeite, abacate e outros.
    >> Sal e especiarias: sal, alho, açafrão, alecrim, etc.

    Nos últimos anos, a comunidade paleolítica evoluiu bastante.
    Existem agora várias “versões” diferentes da dieta paleo. Muitos delas permitem alguns alimentos modernos que a ciência mostrou ser saudável.

    Isso inclui bacon de qualidade e manteiga.

    Outros alimentos, quando em pequenas quantidades, também são perfeitamente saudáveis. Como vinho e chocolate amargo.

    Quando se trata de hidratação, a água deve ser a sua bebida. Mas chás e cafés sem adoçante também são aceitos.


    Elimina ou restringe da sua dieta fonte de inflamação
    Promove o controle da glicose
    Melhora a digestão e absorção dos alimentos
    Sacia mais com menos calorias


    Estudo sobre a dieta paleolítica

    Uma dieta paleolítica melhora a tolerância à glicose.

    Um estudo feito com 29 homens com doença cardíaca e níveis elevados de açúcar no sangue ou diabetes tipo 2, mostrou resultados positivos e melhoras na tolerância à glicose, níveis de insulina, peso e circunferência da cintura.

    Outro estudo feito com 14 pessoas saudáveis mostrou que os indivíduos perderam peso e tiveram uma leve redução na circunferência da cintura e pressão arterial sistólica.

    Em resumo, a dieta paleolítica é saudável, baseada em alimentos de verdade e indicada. Ela não foca sua atenção na quantidade de calorias e sim na qualidade dos alimentos. Ela promove vários benefícios para a sua saúde e emagrecimento ao cortar alimentos industrializados e açucarados da sua alimentação.


    Dicas para você se manter na dieta paleolítica


    Suas refeições devem ser ricas em gordura, moderadas em proteína animal e moderadas ou pobres em carboidratos. Não é preciso contar calorias nem controlar as porções (nada de passar fome)

    Não tenha medo de gordura saturada, como óleo de coco, manteiga ou ghee. Consuma em grandes quantidades e use-os para cozinhar.

    Azeite, óleo de abacate e macadâmia também são boas fontes de gordura para serem usadas em comida, mas não para cozinhar.
    Banha de porco pode ser uma boa alternativa, mas somente se vier de animais saudáveis e bem tratados.

    Consuma uma boa quantidade de proteína animal. Isso inclui carne vermelha, frango, porco, ovos, peixes e frutos do mar. Não é preciso fugir dos cortes mais gordos de carne, nem dos órgãos (fígado, coração etc.). Use os ossos para fazer caldos e molhos.

    Consuma bastante vegetais: frescos ou congelados, crus ou cozidos. Batata-doce e inhame são ótimas fontes de carboidratos.

    Coma frutas e nozes em quantidades moderadas. Dê preferência para frutas com pouco açúcar, como morangos, e nozes e sementes com pouca gordura poliinsaturada, como as macadâmias.

    Elimine completamente o consumo de óleos vegetais hidrogenados e parcialmente hidrogenados. Entre elas estão a margarina, óleo de soja, óleo de canola, óleo de semente de girassol, óleo de milho.

    Elimine o açúcar refinado, refrigerantes e sucos. Via de regra, se vier em uma caixa, não coma. No supermercado, tente se restringir à parte de frutas, verduras e hortaliças e as sessões de carne e peixe.

    Corte os cereais e leguminosas da sua dieta. Isso inclui trigo, arroz, soja, feijão e milho.

    Corte o leite e os laticínios, com exceção talvez da manteiga e do creme de leite.

    Esqueça essa coisa de 3 refeições por dia. Coma quando estiver com fome .


    Se você quiser saber mais sobre a dieta paleolítica clique aqui nesse link.

    Fonte:



    Vocês já conheciam a dieta paleolítica?

    E ai vamos juntas ter uma alimentação mais saudável mamães?




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